top of page



     | Bio | 

R.Lima2022

Nascido em Guarulhos-SP, em 1976, Rodrigo Lima é um dos mais atuantes compositores de sua geração, sua música tem sido apresentada em festivais e salas de concertos no Brasil, América Latina, Europa e EUA, com destaque para os festivais:

Festival Focus 2017-The Music of Latin America The Juilliard School New York (USA); 18th World Saxophone Congress & Festival em Zagreb 2018 – Croácia; Europalia International Arts Festival 2011 no Concertgebouw de Amsterdã (Holanda);

VIII Festival Internacional de Música Contemporánea 2008 (Chile); Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Brasil);

32º “International Festival of Contemporary Music” em Valencia 2010 (Espanha); 8º Festival d’aujourd’hui à demain de musique contemporaine 2009 em Cluny (França); 32º Festival de Música Contemporánea de Habana 2019 (Cuba), dentre outros.

 

Em 2008, foi compositor residente do 5th International Forum for Young Composers, em Paris, com o Ensemble Aleph. Em 2015, sua obra Antiphonas para saxofone e grupo foi estreada no 17th World Saxophone Congress & Festival 2015, em Strasbourg (França). Em 2016, recebeu a encomenda do Festival International des Arts de Bordeaux (França) para compor a obra Txury-ò: ‘Caminho por onde vai o sol’ para grupo de câmara inspirada na cosmologia dos índios Karajá e estreada pelo grupo francês Proxima Centauri. Em 2019, recebe a encomenda da Santa Marcelina Cultura para compor a obra “Sol a Pino” para orquestra em comemoração dos 40 anos da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Em 2021, foi o compositor homenageado do 28º Concurso Nacional de Piano "Prof. Abrão Calil Neto" de Ituiutaba-MG.

Recebeu importantes prêmios Nacionais e Internacionais, tais como: 1º Prêmio ‘Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición’ 2008 (México); 3º Prêmio "Francisco Guerrero Martín” no ‘XVII Premio Jóvenes Compositores 2006’ organizado pela Fundación Autor de Madri (Espanha); 1º Prêmio do Concurso Nacional Camargo Guarnieri de Composição 2005, Prêmio Funarte de Composição Clássica - Rio de Janeiro 2010 e 1º Prêmio do Concurso Camargo Guarnieri de Composição 2009 do Festival Internacional de Campos do Jordão.

Iniciou sua formação musical em Goiânia com o compositor Estércio Marquez Cunha com quem estudou piano e composição. Em 2005, concluiu seu bacharelado em composição no Departamento de Música da Universidade de Brasília (UNB), onde estudou com Sérgio Nogueira (composição), Conrado Silva (composição), David Junker (regência) e Jorge Antunes (contraponto). É mestre em Processos Criativos pelo IA- UNICAMP, sob orientação do compositor Silvio Ferraz.

Atualmente, é professor de composição da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e de matérias teóricas da Academia de Música da OSESP. Rodrigo Lima é membro da 'Sociedade General de Autores y Editores' (SgAe), sediada na Espanha, e suas partituras são publicadas pela Universal Edition (Vienna) Babel Scores (Paris) e pela Academia Brasileira de Música.

 

 

 © 2022 All rights reserved

bottom of page